sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PF busca 35 suspeitos de regularizar carros roubados no Detran da PB, após a adulterar chassis

 

da Folha Online 

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira uma operação contra fraudes no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da Paraíba. A Justiça Federal de João Pessoa expediu 35 mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão. 

As investigações da Operação Cascavel identificou um esquema para legalização de carros roubados junto ao Detran da Paraíba e às Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) das cidades paraibanas de Campina Grande e Catolé da Rocha. 

O esquema do grupo começava com o roubo de carros. Segundo a Polícia Federal, os assaltos ocorriam em Pernambuco e na Paraíba e os carros tinham seus sinais de identificação --como número de chassi-- modificados. 

Os novos dados eram então inseridos no sistema do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) "esquentando" a documentação. Para que a nova identificação dos carros fosse legalizada, a quadrilha tinha até falsas perícias realizadas pelo IPC (Instituto de Polícia Científica) da Paraíba. 

Desde fevereiro deste ano, a PF identificou mais de 300 veículos roubados e regularizados ilegalmente por meio do Detran paraibano. 

Segundo a PF, um esquema de expedição ilegal de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) também foi identificado e será investigado.

Polícia prende quadrilha suspeita de adulterar chassis de carros roubados no DF

A Operação Fronteira, da Polícia Civil, prendeu, nesta quarta-feira (27), seis pessoas suspeitas de integrar quadrilha que receptava carros roubados, em Santa Maria, Ceilândia e Cidade Ocidental, cidades próximas a Brasília, onde atuava o grupo. Um deles, suspeito de liderar o bando, já foi preso quatro vezes nos últimos cinco anos.  
“Após a prisão, quem pratica o roubo não tem para quem passar os veículos. Quebra-se um ciclo e esses veículos são impedidos de deixar o Distrito Federal”, explica o delegado José Moises Martins.Com o grupo, foram apreendidos 15 carros, um deles com propaganda eleitoral de candidato do entorno do Distrito Federal. A polícia acredita que pelo menos 50 carros tenham sido roubados e adulterados pelo grupo. 
A quadrilha só agia por encomenda e atendia pedidos de clientes no Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Depois de roubados no Distrito Federal, os veículos eram levados para uma chácara na Cidade Ocidental (GO), onde eram adulterados. Os documentos também eram falsificados. 

Entre o material apreendido havia celulares, dinheiro falso e equipamentos que modificam o chassi dos carros. Também foi encontrado papel da Companhia Energética de Brasília (CEB) para emitir conta de luz, usado pelo esquema na tentativa de regularizar a documentação dos veículos. 

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) vai sugerir à Secretaria de Segurança Pública uma operação para fiscalizar os carros usados por candidatos na campanha eleitoral.