segunda-feira, 27 de agosto de 2007


Irei explicar, a partir de hoje, as principais fraudes usadas pelos marginais para “esquentar” um carro.
Nosso primeiro caso é conhecido como “transplante de chassi”. Vou usar como exemplo, um veículo da montadora VW que tem a numeração do chassi no chamado “painel de fogo”. O painel de fogo encontra-se na parte posterior do compartimento do motor, próximo à bateria do automóvel.
Neste caso, o fraudador tem um veículo roubado e procura outro veículo com as mesmas características para que possa cloná-lo. O processo é simples:
• O fraudador consegue o número do chassi de um carro idôneo, com as mesmas características do veículo roubado que ele irá “esquentar”.
• Depois disto ele marca uma chapa idêntica ao painel de fogo com a numeração do veículo idôneo.
• Agora ela recorta o painel de fogo do carro roubado e solda a chapa adulterada no lugar da verdadeira. Isto se chama “transplante”.

Agora você deve estar se perguntando: Como ninguém percebe uma coisa tão grotesca? A resposta é a seguinte: Enquanto você está trabalhando, cuidando de sua vida, o marginal passa o dia todo pensando numa maneira de enganar alguém. Algumas adulterações são grotescas. Outras quase perfeitas. Depois de transplantar a chapa, ela é lixada, pintada e polida, o que remove as marcas de solda. Alguns são verdadeiros “artistas”, e passam dias “trabalhando” e se “especializando” na fraude.
Lembre-se que este recorte da chapa pode ser de apenas alguns centímetros, como também enorme, por trás do motor, o que torna a fraude praticamente imperceptível aos olhos do leigo.
Em breve disponibilizarei a localização da numeração do chassi das montadoras GM, VW, FIAT e FORD.
No próximo tópico falarei sobre o transplante de chassi no assoalho do veículo.

DICAS VERIFICAUTO
• Sempre verifique o compartimento do motor (no caso da numeração encontrar-se neste local). Desconfie se a pintura no interior do compartimento for mais recente que a do exterior do carro.
• É normal que a pintura no interior do compartimento seja mais escura, pois o calor do motor “queima” um pouco a cor.
• A solda em apenas um lado do painel pode ser normal, para reforçar a estrutura desgastada. Isto se chama “Bacalhau”.
• Verifique as etiquetas de segurança. Mas lembre-se, elas também podem ser falsas.
• Não adianta consultar a idoneidade do carro, pois ele está clonado e, consequentemente, estará OK.


terça-feira, 21 de agosto de 2007

consultas a carros roubados grátis

Reunimos aqui alguns Links gratuitos, para que você consulte antes de adquirir seu carro:

DETRANs - Aqui você pode consultar dívidas de multas e IPVAs nos DETRANs de todos os estados.

FENASEG- Aqui você pode consultar se o carro que você está comprando sofreu "Sinistro Objeto de Indenização Integral". Isto siguinifica verificar se o veículo que você está adquirindo é produto de grave acidente de trânsito, que gerou "perda total", ou seja você pode estar comprando um carro REFORMADO, muitas vezes "bonito por fora" porém completamente empenado.
Pra quem não sabe, as seguradoras vendem os carros que deveriam ser inutilizados, e revendem a pessoas que os reformam e vendem-os como se fossem novos. No entanto estas informações são repassadas pelas próprias seguradoras e, portanto não são 100 % confiáveis.

DENATRAN - Aqui você tem acesso ao cadastro nacional de veículos roubados. Verifique se o veículo é produto de roubo. Lembre-se que o chassi pode estar adulterado e a placa trocada, desta forma só se descobrirá a fraude no posto de vistoria e você perderá seu investimento. Em caso de dúvidas consulte-nos.



segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Dicas para comprar um carro

Daremos algumas dicas para a compra de seu carro usado:

• Verifique a integridade do chassi. Mesmo que ele não esteja adulterado, o chassi pode encontrar-se enferrujado, em péssimo estado de conservação. Lembre-se que neste caso o veículo terá que ser remarcado pelo detran. Este serviço custa em torno de 450,00, além de desvalorizar o preço de revenda do seu auto em 30% do valor pois ele terá uma restrição no documento (REM – que siguinifica: veículo remarcado).
• Verifique a existência de todas as etiquetas de segurança. Todo veículo deve possuir duas etiquetas obrigatoriamente. A falta de uma delas reprova na vistoria, e obriga a sua reposição. Este serviço só pode ser executado pelas fábricas de automóveis, e o preço gira em torno de 200,00 além da abertura de um processo interno no DETRAN, que também gera um custo em torno dos 150,00.
• Verifique a existência da marcação de segurança do VIN nos vidros do carro. A falta de uma delas reprova na vistoria e deve ser corrigido. Esta marcação é feita em jato de areia e custa em torno de 50,00 por vidro.
• Poucas pessoas verificam estes detalhes na compra de seu carro, o que pode gerar surpresas desagradáveis, muita dor de cabeça e prejuízo.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

NUMERAÇÃO DE CHASSI - II

Para se entender como se processa a fraude, é nescessário o conhecimento de alguns conceitos:
A numeração de chassi moderna, é formado por 17 caracteres ( a partir de 1981/FIAT, 1983/VW, 1984/FORD e GM) e chamada de
VIN ( Vehicle Indentification Number).
O
VIN por sua vez, é dividido em 3 seções:
1.
WMI (Word Manufacturers Indentification) é reservada à identificação do fabricante e seu país de origem.
2. VDS (Vehicle Description Section), fornece informações a respeito das características gerais do veículo, tais como carroceria, n° de portas, versão, motor, etc.
3. VIS (Vehicle Indentification Section), fornece os caracteres que efetivamente distinguem um veículo do outro.

                                 VIN

1 2 3    4 5 6 7 8 9     
10 11 12 13 14 15 16 17
WMI          VDS                               VIS
 

No estudo da fraude, o VIS é a parte mais importante, pois é ali que um veículo é “esquentado”. Isto é feito, geralmente de duas maneiras:

1. A décima posição do VIS sempre representa o ano ou ano/modelo do veículo (disponibilizarei a tabela de classificação de anos posteriormente). O fraudador adultera este caracter para transformar, por exemplo, um carro ano 2003, em um veículo modelo 2005. Isto aumenta o valor do veículo no mercado até que o comprador descubra a fraude e fique no prejuízo.

2. O fraudador “esquenta” um carro (ou um caminhão) roubado, modificando a numeração do VIS. Isso acontece pois, caso o chassi seja consultado no banco de dados, o veículo estará OK pois foi CLONADO. Ou seja, na prática este veículo será comercializado e circulará normalmente, até que se descubra a fraude e o comprador perca seu dinheiro e seja indiciado por furto, roubo ou receptação, caso não consiga provar a procedência do automóvel.

NÃO SE DEIXE ENGANAR. DESCONFIE DE FACILIDADES COMO:
• PREÇO DO VEÍCULO MENOR QUE O PREÇO DE MERCADO
• PRESSA EM EFETUAR A TRANSAÇÃO.
• NUNCA DEIXE O VENDEDOR MARCAR A VISTORIA DO VEÍCULO. SE O POSTO DE VISTORIA ESTIVER ENVOLVIDO COM O FRAUDADOR, O CARRO (OU CAMINHÃO) SERÁ “ESQUENTADO” EM SEU NOME, RESPONSABILIZANDO VOCÊ PELO COMETIMENTO DA FRAUDE.



quarta-feira, 8 de agosto de 2007

NUMERAÇÃO DE CHASSI

       Quando se dá a fabricação do automóvel, lhe é dada uma numeração, que é gravada em algum lugar do chassi (estrutura do veículo), ou outro local da lataria. Esta gravação pode se dar por diversas formas:

  •  Punção: é como se fosse um "carimbo" mecânico, marcando caracter por caracter.
  •  Micropontos: cada caracter é gravado por micropontos, como se fossem pixels de monitores, porém maiores.
  •  Laser: os caracteres são gravados à laser, um a um.
  •  Remoção de material : é como se fosse um prego riscando a lataria, porém feito através de rôbos. Observe que deste modo há perda de material do chassi.
         Não há um critério específico para cada montadora. Algumas montadoras tem diversos tipos de marcação, inclusive em modelos e anos iguais. Disponibilizarei, posteriormente, marcações de modelos mais comuns no mercado.
        Agora você deve esta se perguntando: Qual é o método mais seguro? A resposta é: Nenhum. Os fraudadores se especializam nos diversos tipos de fraude, tornando-se grandes "artistas". A prática é fundamental, porém existem algumas características que auxiliam na identificação da fraude:
  • Forma e calibre (tamanho) dos caracteres - Os formatos e calibres são peculiares a cada montadora de veículos. Observe se a sequencial do chassi segue o mesmo padrão. Por exemplo: 9 e 9. Observe que a diferença pode ser mínima, no entanto o tamnho dos caracteres também são, e o local onde ficam atrapalha mais ainda. Confira cada detalhe, se possível com lanterna e lente de aumento.
  • Espaçamento entre os caracteres - A gravação dos caracteres é feita através de rôbos, o que torna o sequencial perfeitamente regular em seu espaçamento. Qualquer diferença entre os espaços poderá tratar-se de fraude.
  • Alinhamento dos caracteres - Verifique se um caracter está mais "alto" ou mais "baixo" do que o outro. Confira cada detalhe. Verifique se o conjunto é perfeito.
  • Profundidade da gravação - Esta é, talvez, a característica mais importante. A gravação mecânica por puncionamento em bloco produz profundidade regular. Verifique se essa profundidade é regular em cada caracter. Lembre-se que para remarcar uma numeração, é nescessário que se lixe a superfície. Isto causa uma diferença de profundidade, imperceptível ao olhar desavisado.