quarta-feira, 8 de agosto de 2007

NUMERAÇÃO DE CHASSI

       Quando se dá a fabricação do automóvel, lhe é dada uma numeração, que é gravada em algum lugar do chassi (estrutura do veículo), ou outro local da lataria. Esta gravação pode se dar por diversas formas:

  •  Punção: é como se fosse um "carimbo" mecânico, marcando caracter por caracter.
  •  Micropontos: cada caracter é gravado por micropontos, como se fossem pixels de monitores, porém maiores.
  •  Laser: os caracteres são gravados à laser, um a um.
  •  Remoção de material : é como se fosse um prego riscando a lataria, porém feito através de rôbos. Observe que deste modo há perda de material do chassi.
         Não há um critério específico para cada montadora. Algumas montadoras tem diversos tipos de marcação, inclusive em modelos e anos iguais. Disponibilizarei, posteriormente, marcações de modelos mais comuns no mercado.
        Agora você deve esta se perguntando: Qual é o método mais seguro? A resposta é: Nenhum. Os fraudadores se especializam nos diversos tipos de fraude, tornando-se grandes "artistas". A prática é fundamental, porém existem algumas características que auxiliam na identificação da fraude:
  • Forma e calibre (tamanho) dos caracteres - Os formatos e calibres são peculiares a cada montadora de veículos. Observe se a sequencial do chassi segue o mesmo padrão. Por exemplo: 9 e 9. Observe que a diferença pode ser mínima, no entanto o tamnho dos caracteres também são, e o local onde ficam atrapalha mais ainda. Confira cada detalhe, se possível com lanterna e lente de aumento.
  • Espaçamento entre os caracteres - A gravação dos caracteres é feita através de rôbos, o que torna o sequencial perfeitamente regular em seu espaçamento. Qualquer diferença entre os espaços poderá tratar-se de fraude.
  • Alinhamento dos caracteres - Verifique se um caracter está mais "alto" ou mais "baixo" do que o outro. Confira cada detalhe. Verifique se o conjunto é perfeito.
  • Profundidade da gravação - Esta é, talvez, a característica mais importante. A gravação mecânica por puncionamento em bloco produz profundidade regular. Verifique se essa profundidade é regular em cada caracter. Lembre-se que para remarcar uma numeração, é nescessário que se lixe a superfície. Isto causa uma diferença de profundidade, imperceptível ao olhar desavisado.


3 comentários:

Anônimo disse...

Fantаstiс site уou hаѵе heгe but Ӏ was cuгious
abоut if уou knew of anу
usег discuѕsіon forums that cover thе ѕame topics talkеd
аbоut heгe? I'd really love to be a part of online community where I can get feedback from other experienced individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Appreciate it!

Also visit my blog: http://www.sfgate.com

Anônimo disse...

Got my Greensmokе eсig regаrding 4 weeκs
аgo now anԁ pοssess not ѕtooԁ а real cig οr гolluρ sinсe, prіor tο
i bought it i ԁid ѕоme іnveѕtigаtion on
the net to finԁ out whiсh ecig has beеn the
best to get, vеrу happу і
аcquiгеd thiѕ οne, came through the submit 3 ԁays oncе
i ordеred that, tοoκ me a couple of ԁayѕ to get utilіzeԁ to thе flavor ϳust as it ԁoes haνe you ever swіtched brand
nаmes of гeal cigs, ωe only геceived thе smаll еlectгiс battегy οne
neνertheless it has never go out whеn і have got neеԁeԁ thаt,
i juѕt соѕt it eaсh ԁay and that's me set for the whole day, i can't advise it suffісient,
great small ԁevice.

My web blоg Green Smoke E Cig

Anônimo disse...

Not just that, you can indulge in more functions even though wearing this.


Stop by my blog post; www.prodjgearstop.com