quarta-feira, 19 de maio de 2010

CHASSI ADULTERADO POR ESTELIONATÁRIOS

Tenho recebido uma série de e-mails com relatos de pessoas que foram lesadas por vendedores e funconários corruptos, que existem em qualquer esfera da sociedade. Neste post coloco um que tem sido recorrente:

Prezado Bernardo,

estive lendo seu site, que por sinal é muito esclarecedor já que eu não sou ligada aos acessórios (problemas) que podem advir com a compra de um veículo, e tomo a liberdade de escrever-lhe, pois tenho a seguinte dúvida:

pode um proprietário de veículo descobrir, após decorrido mais de um ano, que o veículo é adulterado mesmo tendo passado pela perícia no ato da compra?

Se confirmar a adulteração, quais os passos que o proprietário deve dar para regularizar o veículo perante o DETRAN, sem correr o risco de ser preso?

No aguardo de suas respostas.



Sim é possível acontecer, e é muito comum. Há uma rede de corrupção muito grande dentro de alguns DETRANS. Acontece que a pessoa que lhe vende o carro e o perito que fiscaliza o chassi na hora da venda estão envolvidos no esquema. Por isso é comum a revendedora de carros encaminhar o comprador para algum DETRAN longe do local de domicílio, e ainda faz questão de ir junto para dar "assistência". O comprador acha até simpática a atitude do vendedor e nem desconfia de nada.

Ao chegar no DETRAN, o fiscal já sabe que o chassi está adulterado mas aprova a transação. No outro ano quando vc for licenciar o veículo com um perito honesto, acaba descobrindo a fraude.

Fica difícil provar a fraude pois o esquema dos estelionatários é muito bem feita e a culpa acaba recaindo sobre o comprador. Desse jeito várias pessoas tem sido enganadas e lesadas.

Nesse caso não é possível regularizar a situação. O comprador infelizmente perderá o carro pois ele pertence a outra pessoa que teve seu carro roubado.

Não há motivo para se preocupar em ser preso. Na verdade você entrará como vítima e terá que fazer um registro policial em alguma delegacia. Você deve se apresentar ao DETRAN normalmente, pois se for parada por algum policial e for constatada a fraude, fica mais difícil esclarecer os fatos.

Dicas:

- Nunca leve o carro ao Posto de Vistoria indicado pelo vendedor. Procure marcar em outro. Se o vendedor insistir muito é porque existe alguma coisa errada. Desconfie sempre.

- Peça sempre para verificar o chassi na hora da compra, mesmo que você não saiba sua localização, nem saiba identificar uma fraude. Faça isso para observar a reação do vendedor. Veja se ele fica nervoso, se tenta dizer que não sabe onde é (ele sempre sabe). Diga que um amigo que é policial virá para ajudá-lo. Verifique sua reação. DESCONFIE SEMPRE !!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Jorge professor de educação fisica disse...

Entre em contato comigo Berna

Anônimo disse...

Olá!

Estou com um problemão com meu carro. Poderia entrar em contato para me ajudar? Tentei enviar um e-mail mas não tive resposta. ajcmaster@gmail.com