quinta-feira, 1 de maio de 2008

como identificar um chassi adulterado

É um absurdo, mas 98% das pessoas não verificam o chassi do veículo que vai ser adquirido. Muitos só dão conta da existência (e da importância) da numeração do chassi quando descobrem a fraude, e perdem um investimento que foi conseguido com muito esforço.
As auto-escolas não ensinam aos alunos nada a respeito do assunto. O código nacional de trânsito não orienta os DETRANS neste sentido.
A partir desta postagem procurarei ensinar o básico na identificação das fraudes, visando a suprir as várias dúvidas a respeito do assunto. Começo pela VW, logo abaixo.

Um abraço!!!!

características peculiares do chassi VW

Os chassis da VW são os mais fáceis de ser verificados, pois encontram-se no painel "corta fogo", localizado no compartimento do motor (próximo à bateria).
-O primeiro passo é localizá-lo e limpá-lo com um pouco de querosene ou acetona. NÃO PASSE PINT-OFF (REMOVEDOR DE TINTA). Isto pode comprometer a proteção da numeração.
- Verifique se há pintura recente. Desconfie se a cor nessa região for diferente do que a do resto do compartimento do motor. a pintura no compartimento do motor é mais escura, "queimada", devido ao calor do motor.
- Bata (levemente) afim de escutar som diferente do que o emitido pela lataria. Muitos marginais refazem a numeração utilizando PLASTIC, ou chapas de alumínio que são vendidas em bancas de jornal (aquelas de "proibido fumar", "sorria, você está sendo filmado").
- Agora, o mais importante: O painel corta fogo pode ser tateado pelos dois lados. O lado da frente é o que contém a numeração. A numeração é feita por um robô, e não deixa marcas na parte de trás do painel. Qando o marginal "remarca", ele não consegue o mesmo efeito, e compromete a parte de trás. Imagine uma martelada em uma lata de sardinha, você não conseguirá marcá-la só pela frente...
- Não se esqueça que estes passos são básicos. Os marginais se especializam a cada dia, fazendo um trabalho "quase" perfeito. Nada substitui um profissional experiente.



Um abraço !!!