quinta-feira, 1 de maio de 2008

como identificar um chassi adulterado

É um absurdo, mas 98% das pessoas não verificam o chassi do veículo que vai ser adquirido. Muitos só dão conta da existência (e da importância) da numeração do chassi quando descobrem a fraude, e perdem um investimento que foi conseguido com muito esforço.
As auto-escolas não ensinam aos alunos nada a respeito do assunto. O código nacional de trânsito não orienta os DETRANS neste sentido.
A partir desta postagem procurarei ensinar o básico na identificação das fraudes, visando a suprir as várias dúvidas a respeito do assunto. Começo pela VW, logo abaixo.

Um abraço!!!!

9 comentários:

fernando disse...

olá , sou Policial Rodoviário de São Paulo Trabalho km 129 Castelo Branco, gostaria de saber com conseguir manual atualizado de identificação veicular,fiz o curso em 1997 curso Viena de Saulo Gomes porem o manual é antigo, tbm gostaria de saber se ira ter algum curso de identificaçao esta ano grato!

J. Andrade disse...

Olá Pessoal, sou profissional da área de identificação veicular, é notável o grande volume de veículos adulterados das diversas formas imagináveis, tem adulterações bizarras e outras bem originais...vejo que os consumidores estão Leigos neste quesito. Fiz curso com a 3d vistoria uma empresa do Litoral, o tutor do treinamento é u perito oficial do IC-SP, muito experiente.

J. Andrade disse...

olá novamente abordando um assunto de interesse de todos! O meu trabalho tem como objetivo analisar um veiculo, seus Numerais identificadores, são eles: Chassi, Motor, Câmbio, Vidros, Etiquetas e Estrutura de carroçaria do veiculo, todos estes itens falam por si só se o veiculo é bom ou não!
Ex: Se ao identificar um veiculo com vestigios de funilaria em sua região de Chassi, verificamos os demais itens a fim de comprovar se é um transplante ou Implante de Chassi ou se é um mero reparo de funilaria. Como todo bom profissional..eu tenho como objetivo um momento em que todos tenham conciencia de verificar seu veiculo a fim de não ter problemas futuros...caso alguém precise...vá em www.checkarvistorias.com.br...até!

Unknown disse...

gostaria de uma orientaçao, achei meu que foi roubado a dois anos, chamei a policia ohamos e certificamos que iriamos no dia seguinte na delegacia de veiculos fazer uma pericia para constatar a fraude,no dia seguinte o proprietario nao quis ir,eu reconheço o carro com toda certeza sao mais de dez itens e achave aida ligou,o chassi tinha marca de massa plastica escorrida,que ele deixou olhar,qdo for marcada uma pericia eu tenho que estar presente para acompanhar e receber da policia um laudo onde se verifica a pericia realizada aguardo e agradeço a atençao

charllescavalcante@yahoo.com.br

Ed disse...

comigo esta acontecendo algo parecido Este veículo foi comprado no fim de 2006 começo de 2007 na revendedora de veículos ISRAEL VEICULOS,pela pessoa que veio me passar o mesmo com 33 prestações no valor de 503,00 sendo que já avia sido pago 15 parcelas.
Que me passou o veículo de boa fé para que eu pagasse o restante das prestações e assim depois
De pago passaria o veículo para meu nome,resumindo fiz a documentação para que fosse transferido para meu nome ,só que na perícia do CIRETRAN me pediram para que eu fizesse um laudo fotográfico do motor para transferência,ao fazer a tal perícia foi descoberto que haveria uma tal suspeita de adulteração do chassi do veículo,e a pericia foi reprovada,retornando ao CIRETRAN o periciador do CIRETRAN devi esta tal suspeita resolveu assinar a transferência pois era uma suspeita de adulteração e não comprovado,transferi o veículo para meu nome,só que ao tentar passar o veículo de entrada em outro me pediram outra vistoria para que fosse feito o negócio ,só que essa pericia foi comprovada realmente que o chassi do veículo era adulterado (REMARCADO) sem a autorização de um órgão competente no entanto no documento do veículo não consta as letras REM que significa que o carro foi remarcado mas com conhecimento do DETRAN.
Primeiramente entrei em contato com o ex dono do carro que é minha cunhada para esclarecer com ela se ela tinha conhecimento do fato quando adquiriu o veículos na época,ela me disse que não que o vendedor não disse nada a respeito ,que também não sabia do fato que comprou o veículo de boa fé assim como haveria passado para mim.resolvi ir na loja onde foi feito o financiamento ,e tentar resolver este problema ,chegando lá o gerente da loja (Vitor) me disse que resolveria o problema que iria mandar legalizar o veiculo mandando remarcar o carro e que só daria pra fazer se o veiculo ficasse com endereço de caragua e não de onde resido ,só que não aceitei pois comprei um carro normal e não um veiculo remarcado e não posso ter a documentação no meu endereço por que ?Então me disse que me pagaria um valor muito inferior no veiculo, ou queria me dar um veiculo igual ao meu,só na aparência pois o mesmo estava com 198 mil rodado e com muita manutenção pra fazer e o meu esta com tudo perfeito e com 135 mil rodado e aí queria 3 mil reais de volta pela troca alegando que meu carro estava com a pintura ruim e teria que pintar o mesmo ,só que nesse caso não estava fazendo uma troca com ele ,queria devolver o carro e ter meu dinheiro de volta que isso é o certo por lei pois o carro que comprei dele não tem procedência e eu iria me ariscar a pegar outro ,resumindo estou com um carro que a tabela é 13 mil reais eles me ofereceram 11 mil mas na troca com outro e tenho que voltar dinheiro pra eles ainda me sinto prejudicado pois quero o que é de direito pois foi pago todas as prestações se atrasos e as ultimas 7 foi pagas todas de uma vez agi todo tempo de boa fé e agora o jeito é eu ir para justiça atrás dos meus direitos,estou fazendo esta reclamação aqui também a fim de abrir os olhos de outros consumidores que tomem cuidado com essas revendedoras pois pra venderem eles fazem tudo mas na hora de resolverem um problema como este ,que é por conta e toda culpa deles mesmo é isso aí e ainda mesmo assim tentam arrancar dinheiro da gente.muito injusto isso mas tudo bem vou procurar meus diretos e ver o que a justiça resolve pois sou pai de família uso o veiculo pra trabalho e dependo dele .que seja feita justiça. Postarei todos os procedimento deste caso aqui,para que outros consumidores não caiam na lábia de alguns vendedores e revendedora de veículos.

Anônimo disse...

Ola comprei uma moto suzuki gs 500e e nao se o chassi e remarcado,estou com medo e nao sei como fazer para verificar se e numeracao verdadeira ou remarcado pois o quadro da moto esta preto nss partes visiveis e prata nos escondidos e tbm com dois numeros de chassi um do lado do outro mas com numeracao identica so q uma ja esta se apagando,como faco para ver se e verdadeiro a numeracao ou falsa?nao tem marca de solda ou outra coisa do tipo somente a pintura msmo

Alexandre silva disse...

Olá minha moto foi roubada e eu achei mais o quadro tem uma soda tem q fazer perícia.?

Alexandre silva disse...

Olá minha moto foi roubada e eu achei mais o quadro tem uma soda tem q fazer perícia.?

Anônimo disse...

Comprei uma moto, essa moto passou por 3 vistorias e não foi identificada nenhuma alteração mas, quando olho o chassi ele esta com um leve desgaste. A documentaçao esta em dias e já esta em meu nome mas, faz alguns dias chegou uma multa com uma moto com a mesma placa mas no interior. Estou com receio de minha moto ser a clonada. Mas como citei antes a moto passou por 3 vistorias o que devo fazer.