sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Chassi dos veículos da marca FIAT

Olá amigos. Antes de mais nada gostaria de me desculpar pois não tenho tido tempo de atualizar meu blog.
Continuo recebendo diversos e-mails sobre o problema de degradação da estrutura do monobloco dos veículos da marca FIAT. Tem se tornado comum a remarcação da numeração do chassi nos veículos Fiorino e Uno, pois o monobloco oxida. Vou tentar explicar a preparação deste componente do veículo para que se entenda o que pode estar ocorrendo.
O veículo está sujeito às intempéries (sol, chuva, vento...), principalmente se este veículo encontra-se em cidades litorâneas, local onde existe a famigerada "maresia". A maresia é a combinação de água + sal, que em contato com o veículo causa reações químicas que aceleram o processo de oxidação da sua estrutura.
Para evitar essa degradação, os veículos passam por um processo chamado "pintura eletrostática". Antes do acabamento final, o veículo passa por diversas pinturas, visando uma maior proteção da estrutura metálica do automóvel. Neste tipo de pintura, há uma agregação muito intensa da tinta, formando uma película de proteção. As peças automotivas passam por este processo diversas vezes antes do acabamento final, o que pode ser verificado da seguinte forma: Passando-se um bombril embebido em pintoff ou acetona na pintura do carro, a camada externa da pintura sairá facilmente. Conforme se esfrega, vão-se encontrando outras camadas de pintura (estas são as eletrostáticas) que necessitam de muito mais esforço para serem retiradas.

ATENÇÃO : NÃO TENTE FAZER ISSO, VOCÊ PODE COMPROMETER A PROTEÇÃO DO SEU CARRO

O problema parece acontecer neste processo. Não sou especialista, mas a prática tem me orientado neste sentido. O chassi “apodrece” por inteiro. Parece que vai se desmanchando aos poucos, mesmo com proprietários que têm cuidado com seu automóvel.

Meus amigos: Desejo a todos um ÓTIMO ANO NOVO. Continuo respondendo a dúvida de todos por e-mail ou nos comentários. Um grande abraço.

45 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo,
Estou na situação de uno com chassi corroído, pior não sei onde fazer o serviço porque estou desempregada, o carro perderá o valor e a minha intenção era vendê-lo para conseguir passar pelo desemprego com mais folga.Você sabe onde posso fazer a remarcação no RJ/RJ com bom preço e facilidade para pagar.
Bati de frente com um ônibus em um dia de muita chuva, o carro demorou para ser consertado e isso agravou ou preciptou a corrosão.
Muito obrigada e me respon da, por favor.
Estou aflita.
l_da_cunha@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu caro consumidor, corram atras dos seus direitos. Afinal a lei " Direito do Consumidor " foi criado para proteger os consumidores contra produtos fraudulentos como no caso da Fiat (principalmente fiorino e uno). Vcs acham que a Fiat gostaria de ser defamada por essa falha cometida em sua fabrica no Brasil? Vc acha que a Fiat iria deixar de existir se resolvesse indenizar esses consumidores? Pois entao corram atras dos seus direitos...escrevam diretamente para a fabrica da fiat e perguntem quem ira se responsabilizar pelos seus prejuisos. Boa sorte!.

Anônimo disse...

Nao dexem por menos consumidores dos carros da fiat..(uno ou fiorinho) corram atras dos seus prejuisos, para isso existe a lei de protecao aos consumidor ( existe em todo o mundo)...para proteger aqueles que, como vcs, foram lesados e prejudicados por conta de fabricao do mesmo. Quem vai ficar no prejuiso? Voces ou a a Fiat? Iria a Fiat aceitar ser defamada por esse erro? Isso da indenizacao...corram atras dos seus direitos.

Anônimo disse...

E isso ai pessoal...entrei na justica e recebi uma boa indenizacao. Facam o mesmo.....se vcs conhecem a lei, vcs ja estao com vantagem sobre os outro que ainda nao tomaram conhecimento de seus direitos. A lei existe....mas nao eh divulgada para nao prejudicar os grandoes (no caso Fiat).

Anônimo disse...

Caro consumidor dos carros da Fiat, veja essa reportagem:
DEZEMBRO 2006
EM RITMO ACELERADO
CORROSÃO PRECOCE ATORMENTA OS DONOS DA LINHA UNO.
POR LUCIENE ANTUNES

O Mille Fire 2004 do alagoano Alano Paiva, de Maceió, hoje com 23 000 quilômetros, sofre de um mal que parecia extinto entre os automóveis modernos: a ferrugem

O Uno também é atacado por outro tipo de ferrugem, mesmo longe do mar. Gravado no assoalho ao lado passageiro, o número do chassi pode sumir devido à oxidação. Segundo um perito do Detran- SP que não quer se identificar, cerca de 90% dos veículos que precisam ser remarcados por ferrugem na numeração são da linha Uno (inclui Fiorino e Elba). "O local de gravação retém muita umidade. O número oxida e pode furar o assoalho", diz o perito, que analisa cerca de 800 carros ao mês.
A corrosão é velha conhecida de profissionais da área, como o funileiro Márcio Antunes, de Palhoça (SC), que repara em média 25 automóveis por mês. "De cada dez carros com ferrugem, cinco ou seis são Uno", diz. Como seus principais clientes são revendas de seminovos, a maioria dos veículos que o funileiro repara são modelo 2 000 ou mais recentes
Falou em ferrugem e Edson Pedote, da Auto Mecânica Encantado, no Rio de Janeiro, logo menciona o "problema crônico da corrosão no número de chassi do Uno". Com movimento de dez a 15 Uno por mês, ele calcula que 10% deles têm o número corroído.

A resposta
A Fiat diz que uma mudança de estilo no capô do Uno favoreceu o acúmulo de sujeira e corrosão. Por isso, teria sido feita uma correção de projeto. Sobre a ferrugem nos demais pontos e modelos, diz não ter registro estatístico significativo. A marca afirma que, após mudanças na proteção das chapas, estendeu de um para quatro anos a garantia contra corrosão no Uno 2006.
A fiat diz nao ter registro estatistico significativo!!! O que vcs estao esperando para se unirem para reivindicar os seus direitos? Basta 500 assinaturas para fazer valer seus direeitos. Crie um blog e colete essas assinaturas...boa Sorte!

Anônimo disse...

caro amigo anônimo, estou passando pelo mesmo problema, hoje fui tentar comprar outro carro e dar o uno no negocio em uma concessionaria da fiat e não consegui pois o chassi estava corroido.Se mandar remarcar o chassi me informou o vendedor que meu carro perderá 50% do valor e nenhuma concessionaria pegará o mesmo para revender. Estou desesperada, como faço para conseguir meus direitos como vc fez? me de uma luz. obrigada.

Anônimo disse...

estou passando pelo mesmo problema o meu carro é do ano 2000 FIAT uno estou sem poder fazer vistoria e preciso do carro para trabalhar. Moro em áerea litorânea ( famosa maresia). Não sei fazer o tal do blog para colher as 500 assinatura quem sabe faz ai que eu assino. O mais rápido possível deste já obrigada.Meu imail é mlguerghe@hotmail.com /14 de junho 2012

Anônimo disse...

estou passando pelo mesmo problema o meu carro é do ano 2000 FIAT uno estou sem poder fazer vistoria e preciso do carro para trabalhar. Moro em áerea litorânea ( famosa maresia). Não sei fazer o tal do blog para colher as 500 assinatura quem sabe faz ai que eu assino. O mais rápido possível deste já obrigada.Meu imail é mlguerghe@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho um uno samart 20001, e o numero do chassi caiu e tem um buraco no assoalho, e pra ajudar nem sei quando caiu so fui ver pk levei o carro pra troca o escapamento, nao sei o que fazer , por acaso se vcs puderem me ajudar. sera que a fiat tem que fazer a remarcaçao sem cobrar?

Anônimo disse...

Estou com o mesmo problema. O meu é um palio 2000/2001 fire meu desde zero. Vou ter que fazer todo o processo administrativo aqui no DETRAN do rj. Duda 210,00 + remarcação 400,00.

Anônimo disse...

boa tarde meus amigos estou passando pelo mesmo problemas de vcs que tem fiat uno fui tentar vistoria meu carro pois não conseguir por causa da que o chassi em baixo do banco do carona esta corroído de ferrugem não sei fazer esta blog para colher as assinaturas se auguem souber eu assino pois quero resouver este caso para vistoriar logo meu e-mail é tonhofut@hotmail.com se alguem souber o que fazer me mande por e-mail otimo inicio de ano pra todos.

Anônimo disse...

mais 1 no mesmo problema: a numração do chassis da minha palio 2001 simplesmente caiu na rua. se aparecer o blog mais 1 assinatura.

Anônimo disse...

bom dia, estou com o msm problema no meu fiat uno 1999-2000 o chassis e ferrugem puro e nao se ve nd,como fazer isso e entrar na justica
grata bethsmotta@yahoo.com.br

nfs-MS disse...

a lista de chassis de fiat uno detonado está aumentando, o meu e um modelo 98, e, só tem um buraco no lugar do chassis

Anônimo disse...

olá, mais 1 assinatura, vamos criar um abaixo assinado e vamos tentar rever nossos prejuisos

Unknown disse...

Boa tarde. Meu Uno Smart 2001 também está nessa. Completamente enferrujado e rachando no contorno da marcação do chassi. Não sei se posso mandar arrumar para não cair tudo.. ta começando a entrar a água no carro em dias de chuva, fica todo molhado/ensopado abaixo do carpete.
Já existe algum blog para essas assinatura? Comprei o carro de segunda mão, mas tenho NF original, como faço para buscar meus direitos?

Trabalhe em casa disse...

Olá, estou na mesma situação que muitos reclamaram no site. Tenho uma Fiat Uno 1998/1998 e tem, no local aonde deveria estar o chassi, tem meio buraco e metade da numeração. Como faço para assinar esse abaixo assinado?
Podem com certeza contar comigo.
Abraços,
José Isidio - prof.isidio@gmail.com

Unknown disse...

Fiz a petição através do site Avaaz, vejam e assinem...

http://www.avaaz.org/po/petition/Ministerio_Publico_OAB_FIAT_PROCON_Que_facam_a_remarcacao_do_chassi_sem_custo_pro_cliente_atraves_de_Recall/?nIfJAfb

Anônimo disse...

Eu assinei a petição.
O que a Fiat faz conosco é um roubo.

Daniel disse...

mesmo problema fiat uno 2000, chassi corroido, carro parado a 2 anos. já assinei petiçao da http://www.avaaz.org/po/petition/Ministerio_Publico_OAB_FIAT_PROCON_Que_facam_a_remarcacao_do_chassi_sem_custo_pro_cliente_atraves_de_Recall/?cjXJWib.... alguem tem noticias deste processo?
Sergio Guimaraes.


Girlene disse...

Boa tarde galera estou com uma fiorino, q sumiu toda a numeração do chassi esta até podre o lugar,o que faço?

Girlene disse...

Boa tarde galera estou com uma fiorino, q sumiu toda a numeração do chassi esta até podre o lugar,o que faço?

Girlene disse...

Boa tarde galera estou com uma fiorino, q sumiu toda a numeração do chassi esta até podre o lugar,o que faço?

Edilson Ferreira disse...

OLÁ, TENHO UNO 99/2000 Q TB TÁ CORROÍDO O CHASSI ONDE TEM A NUMERAÇÃO DO CHASSI E ESPERO CONSEGUIR RESOLVER ISSO ATRAVÉS DA UNIÃO DE TODOS COM ESSE MESMO PROBLEMA.VAMOS DIVULGAR E ASSINAR ESSA PETIÇÃO.

Anônimo disse...

Socorro, não tenho dinheiro para remarcar o meu chassi oxidado, sou pobre e não sei o que fazer. Tenho uma Uno 97, quero vistoriar e não consigo devido ao chassi.. alguem sabe de alguma coisa q possa me ajudar?

Juca Solução disse...

Aquele cuja plaqueta do nº ainda estiver no lugar, basta levar num revitalizador de chassi para que ele restaure o número. Deixo aqui alguns telefones de contato.
7896-9100, 9623-9360 e 7849-2147. Os dois primeiros telefones são da mesma oficina. Ficam no Rio de Janeiro.

Juca Solução disse...

Complementando, NÃO É REMARCAÇÃO. O profissional vai fazer o número ressurgir, retirando a oxidação com produto próprio.

Portal do Chassi disse...

Boa noite.
Portal do Chassi
Localizado no Rio de Janeiro
Rua General Queiroz Saião, 88 - Irajá.

LIMPEZA E REVITALIZAÇÃO DE CHASSI COM CORROSÃO, ENFERRUJADO OU OXIDADO/RJ.
ATENDEMOS POR ORDEM DE CHEGADA
Realizamos um serviço técnico de LIMPEZA na numeração CHASSI do seu veículo, onde vem aparecendo uma grande corrosão FERRUGEM, muitos proprietários vem tendo dificuldade de legalizar no DETRAN ou colocar seu veículo no SEGURO. Em muitos casos apenas uma REVITALIZAÇÃO resolve o problema, não sendo preciso a REMARCAÇÃO. Não veja seu carro perder até 30 no valor da venda por motivo solucionável.

Segunda a Sexta 8:30 ate 18:30/ Sábado até 14:00.
Atendemos para avaliação ate 17:00.
Ligue antes de levar seu veículo no posto DETRAN/RJ na (BARRA), sua chance pode ser bem maior.
Obs: Evite passar palha de aço, escova de aço ou produto que possa prejudicar na hora da vistoria ou revitalização do chassi.
Valor a partir de R$150,00, conforme esta no site.
Pagamento a vista com 10% desconto, Débito desconto de 5%
Cartão de crédito em 3 vezes s/juros.
Fale com Sr. Jorge - (21) 3013-1832 – (21) 3796-1832
(21) 7896-9100 - ID: 24*40723 ( Nextel )
(21) 99623-9360 - (Claro) -
(21) 96605-3435 - (Claro)
(21) 97275-8319 – (Vivo)

www.portaldochassi.com.br

contato@portaldochassi.com.br

Anônimo disse...

Estou comprando um uno 2003, eo chassi dele esta enferrujado isso influencia na tabela desvaloriza o carro?

Anônimo disse...

Caros colegas para solicitar a remarcação de CHASSI ou MOTOR vcs podem dar entrada no DETRAN.O pedido de remarcação e restrito ao Detran só eles que podem autorizar a remarcação portanto procurem o orgão.Pagaram uma taxa do DETRAN e mais a taxa da empresa autorizada pelo orgao para remarcar.

Unknown disse...

Meu chassi soltou do assoalho com a corrosão ! Coloquei uma chapa em baixo, soldei o chassi no lugar e comprei um gel (papaox) passei e vistorio o carro normalmente !!

Unknown disse...

O meu sumiu todos os numero...nao bastaase os problema mecanico....acho que deve ser feito de material proprio para degradar com o tempo

Unknown disse...

Mas este gel ajuda a nao corroer ?e quanto a solda..nao teve problema na hora da vistoria?

Unknown disse...

Mas este gel ajuda a nao corroer ?e quanto a solda..nao teve problema na hora da vistoria?

Unknown disse...

O meu sumiu todos os numero...nao bastaase os problema mecanico....acho que deve ser feito de material proprio para degradar com o tempo

Anônimo disse...

O uno tem outra numeraçao na frente do lado da bateria essa sera q nao tem valor algum

Anônimo disse...

E meu uno caiu a numeraçao e o funilero ponho uma chapa de volta mas tem a outra numeraçao na frente isso tem algum poblema alguem pode me responder

Unknown disse...

Quanto vai ficar o valor no final gostaria de saber se vai ficar muito caro

Unknown disse...

Bom dia amigo gostei muito de suas experiências com carroseu tenho um Fiat uno ano 1999/2000 e foi remarcado no mesmo lado mas na parte de trás do banco do carona isso pode

Maria disse...

Boa tarde a todos!!!
Caros colegas estou com o mesmo problema de todos o meu uno é ano 96 só não caiu a placa onde fica marcado a numeração do chassi mais está todo enferrujado alguém teria o contato de quem trabalha com revitalização de chassis???? Por favor agradeço desde já.

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Moro em São Paulo zona oeste gostaria de um endereço próximo daqui!!!

Unknown disse...

Oq fais pra fazer outro

Unknown disse...

Oq se fais. agora

Unknown disse...

Estou com o mesmo problema Fiat uno 2005 2006 oque faço Fiat ainda resolver desse tempo pra hoje