segunda-feira, 5 de abril de 2010

O QUE FAZER QUANDO SE TEM UM VEÍCULO ROUBADO OU FURTADO ?

Tenho recebido muitas mensagens sobre roubos/furtos de carros. São pessoas desesperadas que não sabem como proceder para tentar recuperar seus veículos. Antes de mais nada é preciso esclarecer a diferença entre roubo e furto. No momento de falar com o policial esta é uma informação muito importante pois cada marginal tem uma característica. O marginal que furta provavelmente está interessado em vender as peças. É um especialista nisso. O marginal que rouba pode ultilizar o veículo roubado em outros crimes, é uma característica muito frequente. Vamos às diferenças:



Roubo: caracteriza-se pela grave ameaça. É quando o marginal ameaça a vida da vítima com algum tipo de arma, ou simulando que tem uma arma.



Furto: caracteriza-se pelo não emprego da força para subtrair o bem. É quando o marginal usa uma chave mestra, uma ligação direta, sem que o dono do veículo esteja presente. O proprietário deixa seu carro estacionado na rua e quando volta ele não está mais lá.



Agora vamos às providências. Deve-se ligar na hora para a Polícia Militar (190 em qualquer parte do país), e para a Polícia Rodoviária Federal (191 em qualquer parte do país ), como meio de evitar responsabilização do proprietário com qualquer ato do marginal. Se o bandido usa o carro para cometer algum assalto logo depois do roubo, a polícia já sabe que o dono do veículo não está envolvido. Porém você vai precisar fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Este documento é a única prova de que seu carro foi realmente roubado / furtado. Dirija-se à delegacia o mai rápido possível !!!!!!!!!! Faça o Boletim de Ocorrência !!!!!!



Agora que você compareceu à Delegacia de Polícia Civil e registrou o Boletim de Ocorrência, o roubo/furto será cadastrado no sistema SERPRO. O sistema SERPRO é acessado por todas as polícias do Brasil na consulta por veículos roubados. Porém esta informação demora cerca de 36 horas para ser consolidada no sistema. A probabilidade de recuperação do veículo é bem maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. Por este motivo a Polícia Rodoviária Federal criou o sistema ALERTA, onde a ocorrência de roubo/furto é inserida imediatamente no sistema INFOSEG, outro sistema consultado por todas as polícias. Para cadastrar seu veículo no ALERTA, basta clicar no link abaixo:

Espero ter ajudado todos que tiveram seus veículos roubados/furtados com estas informações básicas. É de fundamental importância a agilidade na informação para o combate ao crime. Um abraço a todos e obrigado por acompanhar meu blog.