quarta-feira, 19 de maio de 2010

CHASSI ADULTERADO POR ESTELIONATÁRIOS

Tenho recebido uma série de e-mails com relatos de pessoas que foram lesadas por vendedores e funconários corruptos, que existem em qualquer esfera da sociedade. Neste post coloco um que tem sido recorrente:

Prezado Bernardo,

estive lendo seu site, que por sinal é muito esclarecedor já que eu não sou ligada aos acessórios (problemas) que podem advir com a compra de um veículo, e tomo a liberdade de escrever-lhe, pois tenho a seguinte dúvida:

pode um proprietário de veículo descobrir, após decorrido mais de um ano, que o veículo é adulterado mesmo tendo passado pela perícia no ato da compra?

Se confirmar a adulteração, quais os passos que o proprietário deve dar para regularizar o veículo perante o DETRAN, sem correr o risco de ser preso?

No aguardo de suas respostas.



Sim é possível acontecer, e é muito comum. Há uma rede de corrupção muito grande dentro de alguns DETRANS. Acontece que a pessoa que lhe vende o carro e o perito que fiscaliza o chassi na hora da venda estão envolvidos no esquema. Por isso é comum a revendedora de carros encaminhar o comprador para algum DETRAN longe do local de domicílio, e ainda faz questão de ir junto para dar "assistência". O comprador acha até simpática a atitude do vendedor e nem desconfia de nada.

Ao chegar no DETRAN, o fiscal já sabe que o chassi está adulterado mas aprova a transação. No outro ano quando vc for licenciar o veículo com um perito honesto, acaba descobrindo a fraude.

Fica difícil provar a fraude pois o esquema dos estelionatários é muito bem feita e a culpa acaba recaindo sobre o comprador. Desse jeito várias pessoas tem sido enganadas e lesadas.

Nesse caso não é possível regularizar a situação. O comprador infelizmente perderá o carro pois ele pertence a outra pessoa que teve seu carro roubado.

Não há motivo para se preocupar em ser preso. Na verdade você entrará como vítima e terá que fazer um registro policial em alguma delegacia. Você deve se apresentar ao DETRAN normalmente, pois se for parada por algum policial e for constatada a fraude, fica mais difícil esclarecer os fatos.

Dicas:

- Nunca leve o carro ao Posto de Vistoria indicado pelo vendedor. Procure marcar em outro. Se o vendedor insistir muito é porque existe alguma coisa errada. Desconfie sempre.

- Peça sempre para verificar o chassi na hora da compra, mesmo que você não saiba sua localização, nem saiba identificar uma fraude. Faça isso para observar a reação do vendedor. Veja se ele fica nervoso, se tenta dizer que não sabe onde é (ele sempre sabe). Diga que um amigo que é policial virá para ajudá-lo. Verifique sua reação. DESCONFIE SEMPRE !!!!!!!!!!!!!