quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Conservação de chassi

Alguns veículos são mais sujeitos a problemas de corrosão em seus chassis, como os da marca fiat. Resolvi postar algumas soluções práticas que podem resolver ou, pelo menos, retardar este problema.

1) Antes de tudo deve-se observar o estado de conservação do assoalho do carro, Levante o carpete do veículo e verifique se há corrosão. Ao contrário do que se imagina a corrosão não começa de fora para dentro, e sim de forma inversa. A parte externa do assoalho não acumula umidade. A parte interna acumula muita umidade por causa do carpete, que funciona como isolante térmico e acústico. Em muitos veículos esta parte permanece constantemente molhada sem que o dono do veículo perceba.

2) Caso seja constatado o problema procure resolvê-lo. Podem haver problemas de vedação na porta ou pequenos furos no assoalho. Deixe o carro sob o sol com todas as portas abertas por algumas horas, durante alguns dias.

3) Localize a numeração do chassi. Se estiver sem corrosão (ou seja, ainda há tinta) basta passar uma camada de graxa automotiva por cima dela. Caso haja corrosão (ou seja, não há mais tinta e sim ferrugem) proceda de seguinte forma: Limpe a área com bombril e um pouco de WD 40 (óleo desingripante) até retirar a camada de ferrugem. Se necessário use uma escova de aço. após esse procedimento cubra a numeração com uma camada de graxa.
ATENÇÃO: NUNCA USE LIXA, ISSO PODE CARACTERIZAR ADULTERAÇÃO E VOCÊ ESTARÁ COMETENDO UM CRIME PREVISTO NO CÓDIGO PENAL E UMA INFRAÇÃO SUJEITA A MULTA PELO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO !!!!!!!!!!!!!!!!!

4) Lave o assoalho externo do veículo e pulverize-o com óleo de mamona. Vários postos de lavagem realizam este serviço. O óleo cria uma camada de proteção que dura por até 1 ano.