sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Chassi dos veículos da marca FIAT

Olá amigos. Antes de mais nada gostaria de me desculpar pois não tenho tido tempo de atualizar meu blog.
Continuo recebendo diversos e-mails sobre o problema de degradação da estrutura do monobloco dos veículos da marca FIAT. Tem se tornado comum a remarcação da numeração do chassi nos veículos Fiorino e Uno, pois o monobloco oxida. Vou tentar explicar a preparação deste componente do veículo para que se entenda o que pode estar ocorrendo.
O veículo está sujeito às intempéries (sol, chuva, vento...), principalmente se este veículo encontra-se em cidades litorâneas, local onde existe a famigerada "maresia". A maresia é a combinação de água + sal, que em contato com o veículo causa reações químicas que aceleram o processo de oxidação da sua estrutura.
Para evitar essa degradação, os veículos passam por um processo chamado "pintura eletrostática". Antes do acabamento final, o veículo passa por diversas pinturas, visando uma maior proteção da estrutura metálica do automóvel. Neste tipo de pintura, há uma agregação muito intensa da tinta, formando uma película de proteção. As peças automotivas passam por este processo diversas vezes antes do acabamento final, o que pode ser verificado da seguinte forma: Passando-se um bombril embebido em pintoff ou acetona na pintura do carro, a camada externa da pintura sairá facilmente. Conforme se esfrega, vão-se encontrando outras camadas de pintura (estas são as eletrostáticas) que necessitam de muito mais esforço para serem retiradas.

ATENÇÃO : NÃO TENTE FAZER ISSO, VOCÊ PODE COMPROMETER A PROTEÇÃO DO SEU CARRO

O problema parece acontecer neste processo. Não sou especialista, mas a prática tem me orientado neste sentido. O chassi “apodrece” por inteiro. Parece que vai se desmanchando aos poucos, mesmo com proprietários que têm cuidado com seu automóvel.

Meus amigos: Desejo a todos um ÓTIMO ANO NOVO. Continuo respondendo a dúvida de todos por e-mail ou nos comentários. Um grande abraço.