terça-feira, 25 de setembro de 2007

Consulte aqui se o seu carro é clonado, roubado ou adulterado

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

FRAUDES PARTE II - O "ENXERTO"


Não é apenas o histórico de multas de um veículo que deve ser consultado antes de se comprar um carro. Veja aqui outra fraude.
A próxima fraude a ser analisada chama-se: ENXERTO.
Esta é uma fraude mais grosseira mas, que no entanto, é largamente utilizada por ser mais rápida e prática de ser executada. Este tipo de fraude geralmente é feita em veículos que possuem a numeração na estrutura do chassi na estrutura do veículo, como a FORD, GM e FIAT, em seus modelos mais novos.
O sistema da fraude é praticamente igual ao outro (vide o outro post), porém não há recorte da chapa, e sim colagem. O marginal marca uma chapa, e cola em cima da numeração original com DUREPOX (isso mesmo!!).
Você deve estar pensando agora: - que grosseiro, como é que ninguém percebe isso? Pois bem, o “artista” se utiliza de uma chapa bem maleável que, depois de trabalhada, pintada e colada, é colocada sob o carpete do veículo, disponibilizando sua visualização através de uma “janelinha”, no assoalho do veículo (veja foto). O comprador afobado não se interessa em verificar minuciosamente os detalhes, e acaba sendo enganado pela sua própria ganância (com certeza este carro estará com o preço mais barato que o valor de mercado, e o vendedor oferecendo todas as facilidades possíveis).
Muitas vezes este carro passa em diversas “batidas” policiais, por total falta de conhecimento por parte dos profissionais de segurança, que geralmente não tem esta matérias em seus cursos de formação (um grande erro), e a vítma só descobre a fraude tarde demais, geralmente em um posto de vistoria, ou quando vai vender seu automóvel a alguém mais experiente, perdendo todo seu investimento.